Pós-operatório

Pós-operatório

Fazer o acompanhamento com a equipe multidisciplinar após a cirurgia é de extrema importância para os bons resultados do procedimento, bem como, para a saúde geral do paciente bariátrico.

Pensando nisso, o Hospital Nossa Senhora das Graças, em conjunto com a Gastrovida, desenvolveu o “follow-up ativo”. Um sistema que envia notificações automaticamente, lembrando os pacientes para agendar os retornos nas respectivas datas das consultas para não perder o acompanhamento com a equipe no longo prazo.

Deste modo, acreditamos que os retornos serão mais freqüentes e, com isso, a manutenção dos resultados alcançados por meio da cirurgia, será mais fácil.

 

Como é a vida após a Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um evento fundamental na jornada de perda de peso de um paciente, mas na verdade é visto como um novo começo. A obesidade é uma doença crônica e não há operação, dieta ou medicamento que possa, por si só, oferecer uma cura permanente.

A cirurgia – com bons cuidados posteriores e mudanças moderadas no estilo de vida – pode fornecer resultados maravilhosos a longo prazo para a saúde e a manutenção do peso.

 

Alimentação (alimentos, vitaminas e líquidos) pós bariátrica

Nas semanas após a cirurgia, sua nutricionista irá lhe fornecer um plano nutricional para você seguir.

Isso irá incluir uma dieta líquida por em média 15 dias, seguida de uma progressão para alimentos pastosos (entre o 15º e o 30º dia). A dieta sólida só pode ser iniciada após 30 dias de pós-operatório.

Enquanto você estiver se recuperando, nas primeiras semanas, é muito importante ingerir em torno de dois a dois litros e meio de líquidos ao dia para evitar desidratação, constipação e pedras nos rins.

Não é tarefa fácil considerando que habitualmente você não sentirá fome ou sede !!!

Você também deverá utilizar suplementos vitamínicos diários ao longo da vida, geralmente incluindo:

  • Multivitamínico
  • Vitamina D
  • Cálcio
  • Ferro
  • Vitamina B12

As escolhas de estilo de vida saudável fornecem os melhores resultados para a saúde e a qualidade de vida após a cirurgia.

Alimentos ricos em proteínas são importantes, com recomendações que variam de 60 a 100 g de proteína diariamente, dependendo de suas condições médicas, tipo de operação e nível de atividade. Limitar alimentos ricos em açúcar adicionado (biscoitos, bolos, doces, sucos ou outros doces) e carboidratos refinados (pães brancos, massas, biscoitos, cereais refinados) pode melhorar seus resultados na perda de peso.

 

Medicamentos Pós Bariátrica

Muitos pacientes com obesidade têm problemas graves de saúde, como diabetes, pressão alta, colesterol elevado e doenças cardíacas. Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica e com sucesso perdem peso, melhoram essas condições de saúde e podem interromper alguns medicamentos sob a orientação de seu médico.

Tomar menos medicamentos prescritos nem sempre significa “sem mais comprimidos”. A boa saúde é o objetivo e não menos comprimidos. Muitas pessoas realmente passam a tomar mais comprimidos, pois seguem os planos de reposição de vitaminas e minerais tendo, consequentemente os seus benefícios.

 

Exercícios Físicos Pós Bariátrica

A atividade física é muito importante para o controle de peso a longo prazo.

Os pacientes podem ter cuidados especiais dependendo de problemas prévios de saúde. Seu cirurgião ou profissional de educação física pode ter recomendações específicas para você a esse respeito.

A partir do primeiro mês deve-se iniciar com atividades do tipo musculação leve para evitar a perda de massa magra (músculo), evoluindo progressivamente a intensidade dos treinos até o sexto mês. Após o sexto mês de cirurgia recomenda-se iniciar com atividades aeróbicas.

As recomendações atuais são para que sejam mantidas as atividades aeróbicas moderadas de 150 minutos por semana, como caminhada rápida, bicicleta, dança, natação entre outros. Observe que, a capacidade de tolerar exercícios com segurança difere de pessoa para pessoa. Certifique-se de que o tipo e a quantidade de exercício escolhidos serão tolerados com segurança por você.

 

Posso engravidar depois da cirurgia bariátrica?

Recomenda-se não engravidar nos primeiros 12 a 18 meses (1 ano a 1 ano e meio) após a cirurgia. Você pode ficar muito mais fértil logo após a cirurgia, por esta razão, é importante tomar cuidado para não engravidar nesse período inicial.

Após esse período, o ideal é se planejar para uma gestação, consultando com um médico da equipe multidisciplinar e com o seu obstetra para verificar os níveis das vitaminas. Dessa forma a sua gestação será, muito provavelmente, mais segura do que quando estava com excesso de peso.

 

Sucesso da perda de peso a longo prazo

A cirurgia bariátrica é a forma mais efetiva na manutenção da perda de peso a longo prazo. A maioria dos estudos demonstra que mais de 90% dos indivíduos portadores de obesidade severa conseguem manter 50% ou mais da perda de excesso de peso após a cirurgia bariátrica.

 

Mudanças na qualidade de vida e na auto-estima após a cirurgia

Além de melhorias na saúde e na longevidade, a perda de peso melhora a qualidade de vida de forma geral.

Alguns aspectos que analisam a qualidade de vida melhoram com a cirurgia bariátrica, estes incluem funções físicas como mobilidade, auto-estima, disposição para o trabalho, interações sociais e função sexual. Além disso, a depressão e a ansiedade são significativamente reduzidas após a cirurgia bariátrica.

 

Quem faz cirurgia bariátrica vive mais!!!

Vários estudos com grande número de pessoas constataram que indivíduos portadores de obesidade severa e que fizeram a cirurgia bariátrica apresentam menor risco de mortalidade do que aqueles que não realizaram a cirurgia.

Um desses estudos encontrou uma redução de até 89% na mortalidade ao longo de um período de observação de 5 anos. Outro grande estudo populacional comparando taxas de mortalidade de pacientes bariátricos e não bariátricos, encontrou uma redução superior a 90% na mortalidade associada ao diabetes e uma redução superior a 50% quando associada a doenças cardíacas.